X

n3wsl3773r

X
X

Centro de Ciência do Café inaugura exposição “Coisa Mental”

28.03.2014 / Voltar aos destaques
  • Está patente no novo Centro de Ciência do Café (CCC), a exposição temporária “Coisa Mental”, que integra 20 obras do vasto espólio de Arte Contemporânea da Colecção António Cachola, e que pretende ser a primeira de várias iniciativas de divulgação e dinamização cultural que o novo espaço irá apresentar.
    Patente durante três meses, a mostra, que integra a exposição permanente, e envolve escultura, instalação, desenho, pintura e fotografia, pretende ser uma “prova irrefutável que arte é uma coisa mental, um processo metódico que interroga, discute, reflecte, representa e afirma o mundo nas suas diversas fisionomias. A arte contemporânea (pelo menos, esta arte contemporânea) atreve-se a habitar lugares diversos, próximos, distantes que são sempre territórios volúveis, optimistas e pessimistas, lugares éticos e estéticos”, conforme explica, Ana Cristina Cachola, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa.

    O CCC, um espaço único, inovador e moderno na Europa e que tem como objectivo proporcionar, a quem o visita, uma viagem interactiva ao mundo do Café, pretende assim, e uma vez mais reforçar a oferta cultural e aumentar a oferta turístico-patrimonial da Região. “O Centro de Ciência do Café pretende ser um centro de encontro de pessoas das mais diversas áreas e interesses, dispondo para isso de um espaço de exposições temporárias onde, lado a lado, com a ciência pretendemos fomentar a difusão da arte e da cultura”, conforme sublinhou Helena Nabeiro, Administradora da Associação do CCC. A exposição “Coisa Mental” apresenta obras dos artistas: Ana Mary Bilbao, Francisco Tropa, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, José Pedro Croft, Maria Lusitano, Marta Soares, João Queiroz, João Leonardo, Pedro Barateiro, Rui Sanches.

    Para mais informações:
    Tiago Silva Ferreira / Mariana Azevedo e Silva / Cunha Vaz e Associados

    › Descarregar catálogo da exposição